Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Morre José Alcion Moura, ex-prefeito e vereador de Santo Antônio das Missões
Morre José Alcion Moura, ex-prefeito e vereador de Santo Antônio das Missões
Vereador eleito em 2012, Alcion estava licenciado desde maio de 2014 devido a problemas de saúde (Foto: Vladson Ajala/Arquivo GM)
O ex-prefeito de Santo Antônio das Missões, José Alcion Moura, foi encontrado morto no começo da tarde desta quinta-feira, dia 27, aos 71 anos, na própria residência. Vereador eleito em 2012, Alcion estava licenciado do Legislativo desde maio de 2014 devido a problemas de saúde.
 
 
O corpo de Alcion Moura está sendo velado na Câmara de Vereadores, desde às 15h desta quinta. Ele será sepultado na sexta, no Cemitério Municipal de Santo Antônio das Missões - anteriormente, informamos equivocadamento que seria no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, onde ele nasceu. 
 
Alcion nunca foi casado oficialmente, mas teve cinco filhos, três de um relacionamento e dois de outro. Tinha 13 netos. Com a atual companheira ele não tinha filhos.
 
Prefeitura decreta luto oficial de três dias
 
 
O prefeito Puranci Barcelos decretou luto oficial de três dias no município de Santo Antônio das Missões. O expediente da Prefeitura foi encerrado mais cedo nesta quinta, às 15h, e na sexta começa ao meio-dia e será encerrado às 16h. O corpo de Alcion será velado na Câmara de Vereadores, a partir das 15h.
 
Câmara de Vereadores também decreta luto oficial
 
A Câmara de Vereadores, através do presidente Rômulo Barros, decretou luto oficial para o Poder Legislativo Municipal pela morte de José Alcion Moura. Com isso, a sessão extraordinária que aconteceria nesta sexta-feira, dia 28, no Rincão dos Garcia, foi cancelada. A Câmara também divulgou uma Moção de Pesar, em nome de todos os vereadores, para externar os mais profundos sentimentos e consternação pelo falecimento do ex-prefeito. O documento, assinado pelo presidente Rômulo Barros, destaca a trajetória política de Alcion, três vezes prefeito do município e vereador eleito na atual legislatura, e afirma que ele “deixa um exemplo de história e atuação política, incansável para atender os anseios da população, vindo a prestar um valoroso trabalho a toda a comunidade santo-antoniense”.
 
Alcion Moura é quem mais vezes foi prefeito de Santo Antônio das Missões
 
(Reprodução/Jornal A Razão/1981)
 
Alcion é até hoje quem mais vezes foi prefeito de Santo Antônio das Missões, com três mandatos, que somam 14 anos. Ele foi o terceiro prefeito eleito do município e assumiu pela primeira vez em 31 de janeiro de 1977. No começo do mandato, era filiado da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Com o fim do sistema bipartidário, ainda durante o Regime Militar, passou a fazer parte do Partido Democrático Social (PDS), que sucedeu a Arena. O primeiro mandato, a princípio, seria de quatro anos. No entanto, acabou prorrogado por dois anos por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em setembro de 1980, com o objetivo de unificar as eleições municipais com as gerais – a medida foi alterada novamente depois e os pleitos voltaram a ser alternados. Desta forma, ficou no cargo até 31 de julho de 1983. Após seis anos, Alcion de Moura voltou a se eleger prefeito pelo PDS. Foi empossado no dia 1º de janeiro de 1989 e ficou no cargo até 1992. Para o terceiro mandato, ele foi eleito em 2000 pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), que em 2003 passou a ser chamado de Partido Progressista (PP) apenas. Empossado em 1º de janeiro de 2001, ficou até dia 31 de dezembro de 2004.
 
Derrotado na disputa para prefeito em 2004, Alcion Moura voltou a disputar uma eleição em 2012, mas desta vez para vereador. Foi eleito com 314 votos para a bancada do PP na Câmara de Vereadores, o segundo mais votado do partido, quinto entre os eleitos e sétimo no total. Empossado em 1º de janeiro de 2013, ele ficou no cargo até meio de 2014, quando pediu licença por tempo indeterminado devido a problemas de saúde e foi substituído pelo suplente Cristiano Nunes.
 

Por Vladson Ajala

Fonte: Rádio 89.1 FM e Jornal Gazeta Missões