Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Projeto de Capoani fixa em 1% o IPVA dos veículos destinados à aprendizagem em CFCs
09 de julho de 2018 às 10:14
Projeto de Capoani fixa em 1% o IPVA dos veículos destinados à aprendizagem em CFCs
Gilberto Capoani (MDB) é o autor do PL (Foto: Divulgação | AL/RS)

O deputado Gilberto Capoani (MDB) apresentou o projeto de Lei (PL) 85 2018, que fixa em 1% o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para todos os tipos de veículos automotores destinados à aprendizagem em Centros de Formação de Condutores (CFC), devidamente habilitados pelo Detran.

Para isso, o parlamentar acrescenta o inciso VI ao artigo 9º da Lei nº 8.115, de 30 de dezembro de 1985, que Institui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O Art. 9º trata das alíquotas do imposto.

Conforme a justificativa anexada ao PL, a nova alíquota proposta ajuda a desonerar as despesas impostas aos CFCs. Os veículos de aprendizagem, por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), devem estar equipados com duplo comando de freio e embreagem e retrovisor interno extra para uso do instrutor e examinador, além dos equipamentos obrigatórios. Ainda segundo a fundamentação da proposta, estes veículos sofrem grande desgaste, bem como tem perda de valor venal significativa quando retirados da frota ao final da vida útil.

Para o autor do projeto, a adoção de alíquota de 1% deverá facilitar a renovação da frota de veículos de aprendizagem dos CFCs, com objetivo de dar qualidade e celeridade na formação e reciclagem de motoristas.

 

Fonte: Assembleia Legislativa RS