Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Laboratório veterinário Kiriakus é referência regional em exames diagnósticos

Processo de certificação que teve início em 2015 e primeiro exame de Anemia Infecciosa Equina foi realizado nesta segunda-feira.

11 de setembro de 2018 às 17:07
Laboratório veterinário Kiriakus é referência regional em exames diagnósticos
Foto: Rogerio Morais/GFM
Após longo processo de certificação junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) primeiro exame de Anemia Infecciosa Equina – A.I.E, foi realizado nesta semana no Laboratório veterinário Kiriakus - Kirilab em Santo Antônio das Missões, o ato marca oficialmente início da realizações de exames que anteriormente só estavam disponíveis em laboratórios distantes e exigiam um planejamento logístico o que acabava onerando a ação.
 
Sob a responsabilidade técnica do médico veterinário Mauro Costa Dias e gerência de qualidade de Natalia Lodi Hoppe o laboratório está credenciado a realizar exames de anemia infecciosa de equinos, brucelose e tuberculose bovina e brucelose ovina e em breve deverá estar credenciado também para o exame de mormo. Mauro ressalta que em relação aos exames de mormo no momento está sendo enviado para um laboratório parceiro, mas que já foi encaminhado o pedido de extensão de escopo, acredita que muito em breve o laboratório veterinário Kiriakus já estará credenciado.
 
Mauro lembra o processo de certificação que teve início em meados de 2015 e que culminou com o primeiro exame de anemia infecciosa realizado nesta segunda-feira, dia 10 de setembro de 2018, o veterinário refere-se ao processo como um período de perseverança, pois foi um tempo de investimento, auditorias, provas e encaminhamentos burocráticos, que após a publicação no Diário Oficial da União deu a possibilidade do início dos trabalhos relacionados a A.I.E.
 
Cabe salientar que desde o ano de 2007 o técnico já trabalha com exames em processo de Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose Bovina. Em extensa região, que compreende a área entre os municípios de Jaguari e Garruchos, área que possui mais de 5 mil cabeças, ele ressalta que o seu trabalho focado em saúde pública e saúde animal já proporcionou vários criadores de Santo Antônio das Missões conquistassem o seu certificado.
 
Santo Antônio passa então a contar com laboratório referência regional, o que ressalta a importância de investimentos na área da produção pecuária e saúde animal.
 
 

    

Por Rogerio Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões