Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Encontro de Pescadores Profissionais foi realizado no Noroeste gaúcho

Representantes de Garruchos estiveram presentes

Encontro de Pescadores Profissionais foi realizado no Noroeste gaúcho
Crédito da foto: Paulo Seimetz
Com uma das maiores produções de peixe de água doce, o Noroeste gaúcho sediou nesta quarta-feira (03/10) uma reunião entre pescadores profissionais artesanais e técnicos de nove municípios. Na pauta do encontro, realizado em Porto Vera Cruz, foram destacados temas voltados à defesa e garantia de direitos e à inclusão social e produtiva desse público.
 
Estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Porto Vera Cruz representantes de Alecrim, Garruchos, Pirapó, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, São Nicolau e Novo Machado. O grupo foi recepcionado pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, pela coordenadora estadual da Pesca Artesanal, Ana Luiza Spinelli Pinto, e pelo assistente técnico regional Jorge João Lunardi. Também estiveram presentes o prefeito de Porto Vera Cruz, Delfor Barbieri, o vice-prefeito, Flávio Seimetz, e as assistentes técnicas regionais sociais Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto.
 
Pela manhã, técnicos das equipes da Emater/RS-Ascar relataram sobre o trabalho desenvolvido em cada município, destacando avanços, entraves, necessidades, abrangência e trabalhos realizados junto às associações, cooperativas e colônias de pescadores. Da mesma forma, pescadores contribuíram destacando o contexto social e de trabalho em que estão inseridos.
 
Entre os destaques da pauta estiveram encaminhamentos feitos a partir do acesso a políticas públicas, entre elas de crédito, para a aquisição de freezers, apetrechos de pesca, embarcações, sede de associações, entre outros. Orientações de registro de carteira profissional, seguro-defesa, seguridade social e organização em associações também foram pontos abordados.
 
A assistente técnica regional social Vanessa Gnoatto explicou sobre a execução de projeto piloto, resultado de parceria entre Emater/RS-Ascar e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com vistas a contribuir para o fomento à inclusão social e produtiva e melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais que vivem em situação de extrema pobreza no RS. Na região, 47 pessoas, entre pescadores artesanais e indígenas, de cinco municípios, devem ser beneficiados com recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. 
 
À tarde, a coordenadora da Pesca Artesanal, Ana Luiza Spinelli Pinto, abordou a representatividade da região no Fórum de Gestão da Pesca da Bacia do Rio Uruguai, que possui assento no Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Conpages). Dois representantes locais foram escolhidos, na oportunidade, com o compromisso de contribuir com discussões sobre a liberação da pesca e o manejo sustentável do dourado no âmbito da bacia do Rio Uruguai.

No município de Porto Vera Cruz, anfitrião do evento, a pesca é uma importante atividade econômica para 34 famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar. Na região de Santa Rosa, existem 658 pescadores artesanais profissionais, sendo 228 assistidos pela Instituição. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar