Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

PF realiza operação contra organizações criminosas do mercado ilegal de cigarros no RS e SC

Cerca de 250 policiais federais cumprem 16 mandados de prisão e 66 de busca e apreensão

PF realiza operação contra organizações criminosas do mercado ilegal de cigarros no RS e SC
Caxias do Sul, na Serra gaúcha, é um dos municípios onde a operação está sendo realizada — Foto: Polícia Federal/divulgação
A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (10) uma operação para combater duas organizações criminosas investigadas por comercializar irregularmente cigarros contrabandeados ou distribuídos com sonegação de tributos. Cerca de 250 policiais federais cumprem 16 mandados de prisão e 66 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
 
Só em Rio Grande, na Região Sul do estado gaúcho, estão sendo cumpridos 38 mandados de busca e 15 de prisão. As outras ordens estão sendo cumpridas em Pelotas (1), Cachoeirinha (1), Alvorada (1), Porto Alegre (4), Barão do Triunfo (4), Gravataí (2), Canoas (5), Esteio (1), Caxias do Sul (5), Agudo (1), Cachoeira do Sul (3) e, em Santa Catarina, no município de Maracajá (1).
 
A operação, que recebeu o nome de Pancada, iniciou em março de 2018 quando a Polícia Federal descobriu um depósito em Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, com 380 mil maços de cigarros estrangeiros, avaliados em R$ 2 milhões. Na ocasião, quatro pessoas foram presas em flagrante.
 
A investigação constatou a atuação de organizações criminosas que distribuíam, na Região Sul do estado gaúcho, cigarros contrabandeados e, também, produzidos clandestinamente no país, de marcas idênticas às paraguaias. O preço do produto falsificado, muitas vezes, era inferior ao do cigarro contrabandeado.
 

Estima-se que as organizações criminosas movimentavam mais de R$ 2,5 milhões de reais por mês com a distribuição de meio milhão de maços de cigarro na região. A investigação teve o apoio da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal. 

Fonte: G1