Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito
Uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito
Para alertar os motoristas sobre o perigo de usar o celular enquanto dirigem, o Detran lançou a campanha (Foto: Pedro França)

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás somente do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante. Estudos apontam que as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas enquanto leem ou escrevem mensagens de texto. Vale lembrar, ainda, que o Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do celular ao volante.

A conduta, apesar de parecer inofensiva para algumas pessoas, é responsável por cada vez mais acidentes, com e sem vítimas. De acordo com o Detran-RS, foram 54.563 infrações registradas em todo estado entre janeiro e setembro de 2018, todas relacionadas ao uso do telefone móvel.

No ano passado inteiro, 76.829 condutores foram autuados por estarem usando o celular, seja para fazer ligações, mandar mensagens de texto ou áudio, mexer em aplicativos, usar a internet, entre outros. Falar ao celular utilizando a conexão via bluetooth também é proibido por lei.

 

Fonte: Portal do Estado do RS