Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Outubro Rosa e projeto Adolescência Sadia foram abordados na Escola Evilásio Jacques Ourique
Outubro Rosa e projeto Adolescência Sadia foram abordados na Escola Evilásio Jacques Ourique
(Foto: Tardelli Portela)

A ideia de trabalhar dois temas de extrema relevância para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Evilásio Jacques Ourique foi discutida na “Palestra & Chá Outubro Rosa” que aconteceu no dia 22 de outubro, com as mães dos alunos que frequentam o educandário. A enfermeira Marcia Ourique, alertou o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como os cuidados das mulheres em relação ao exame ‘Papanicolau’, conhecido popularmente como preventivo.

Também foi abordado pela enfermeira, conforme os organizadores, o tema “Adolescência e Sexualidade” - transformações no corpo do adolescente, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, com o objetivo de que as mães tenham um diálogo acessível com seus filhos sobre prevenção e o risco de uma gravidez indesejada. Marcia Ourique ressaltou ainda, que as unidades das ESFs dispõem de exames rápidos para doenças como HIV e sífilis, exames de Papanicolau, e quando necessário às mulheres são encaminhadas para a realização de mamografia – exame ofertado pelo SUS após 40 anos da paciente.

O evento contou com uma convidada especial, Elenara Rigon, que relatou sua experiência e desafios que teve enfrentar quando descobriu um câncer de mama. “É muito importante a realização de exames como a mamografia. Não tenham receio e vergonha de ‘se tocar’, pois foi dessa forma que descobri o primeiro nódulo em meu seio”. Com garra, perseverança e fé, Elenara enfrenta de cabeça erguida os obstáculos que a doença lhe impôs. 
 
Após a palestra os convidados foram agraciados com um chá preparado pela equipe de funcionários da escola. A diretora agradeceu a presença de todos, enfatizando a importância desta parceria e participação dos pais no ambiente escolar.
 

Por Tardelli Portela

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura SAM