Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Grupo Amigas do Bem estão na reta final do projeto de revitalização de quartos do HSLG
Grupo Amigas do Bem estão na reta final do projeto de revitalização de quartos do HSLG
(Foto: Jéssica Ourique)

Ações de revitalização de quartos da ala do SUS do Hospital de São Luiz Gonzaga foi tema do programa Notícias 89, desta sexta-feira, dia 26. participaram da entrevista a coordenadora do Grupo Amigas do Bem, Cláudia Parcianello e a integrante Regina Fontoura de Moraes.

Cláudia explicou que a ideia de contribuir com hospital veio a partir da necessidade de contribuir com a comunidade e foi então, escolhido o hospital porque não abrange somente o município de São Luiz Gonzaga, mas também toda a região, considerando também que o hospital precisa se manter muito bem equipado e aparelhado para receber a população.

Elas relataram que o grupo está completando um ano, em outubro de 2017 surgiu a ideia da criação e em novembro iniciou as tratativas e no mês de dezembro, foi realizado o primeiro jantar com apresentação do Grupo Amigos do Bem para a sociedade. Hoje o grupo é formado por cerca de 30 mulheres que trabalham em prol do hospital. 

Regina falou que o sentimento de participar desta causa é maravilhoso, porque acredita que cada um vivendo em sociedade, tem que participar individualmente dela, em sua concepção é uma obrigada do ser humano, contibui com o mínimo para auxiliar a comunidade.

Cláudia disse que acreditava no projeto desde o início, o que não tinha noção era da rapidez que se conseguiria trabalhar, porque o projeto inicial era a revitalização de 22 quartos da aula do SUS e essa reforma custaria um montante de 300 a 320 mil reais. - "Não se imaginava que em tamanha rapidez estaríamos com esse projeto quase pronto, dentro de um ano", disse.

Ela informou que já foram entregues, revitalizados e estão em pleno funcionamento, 18 quartos, e outros três estão appadrinhados.

Regina comentou que na terça-feira foram entregues mais dois quartos e está sendo trabalhado em mais dois.

Questionada, Claudia falou também que projetos para o grupo não faltam, que assim como a ala do SUS necessitava de reformas, existem outras aulas do hospital que precisam de revitalização, e tudo irá depender esforço dos municípios da região para se engajar na causa de transformação do hospital.

Elas ainda informaram que a revitalização não é somente na estrutura física, os quartos receberam também com paineis de oxigênio, tem quartos com mais de um leito, foi trocado piso, forro, retirado e refeito o reboco, e melhorado a iluminação e pias. Bem como, detalharam que o preço por quarto é padrão e a mão de obra também conta com descontos.

 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões