Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Leite projeta rediscussão do plano de carreira dos professores
Leite projeta rediscussão do plano de carreira dos professores
(Foto: Reprodução | Internet)

Atualizar o plano de carreira de uma maneira que busque dar maior condição de salários no ingresso na profissão e, assim, tornar o magistério mais atraente. Sem ter a intenção de, por enquanto, se ater a pontos específicos, essa é a discussão que o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, revela querer propor aos professores estaduais. Ao longo da campanha, o ex-prefeito de Pelotas havia defendido que a questão fosse debatida, uma vez que o plano gaúcho é de 1974, o único no Brasil anterior à Constituição de 1988. “Torna flagrante a necessidade de atualização”, disse o tucano nesta segunda-feira ao Correio do Povo.

Em entrevista à Record TV, Eduardo Leite falou também sobre uma das questões mais discutidas ao longo da campanha e do último governo: o pagamento dos servidores públicos. O governador eleito comentou que a crise é uma realidade, que há um desequilíbrio entre receita e despesa no Estado e que uma série de medidas precisam ser tomadas. “Não tem uma única medida que, sozinha, vai recuperar a condição do pagamento do funcionalismo, mas é uma meta nossa para o primeiro ano de governo. Vamos fazer isso com a reestruturação da máquina para conter as despesas do Estado, contendo o avanço do próprio crescimento da folha”, disse, ao citar que o incremento de receita passará pelo combate à sonegação de impostos e pela revisão de benefícios fiscais.

Ao Correio do Povo, o governador eleito reiterou ser favorável à privatização de Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás. De acordo com ele, a tentativa de uma emenda na Constituição estadual será uma estratégia para agilizar o processo. “Vamos discutir com a nova Assembleia, inclusive, uma possibilidade de retirada do plebiscito. Se for entendido assim, faremos”, destacou, mas ressaltou que, caso não consiga, encaminhará a questão no trâmite convencional.

Outro ponto defendido por ele ao longo da campanha, que precisa ser acelerado, é a concessão de rodovias estaduais. “Existe uma consultoria contratada que trabalha na modelagem de alguns processos de concessão. Observo como ponto de partida”, explicou governador eleito. Ainda, segundo Leite, também devem ser contempladas as novas estradas no Rio Grande do Sul. 

 

Fonte: Correio do Povo