Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Programa Crédito Fundiário é retomado em Santo Antônio das Missões
Programa Crédito Fundiário é retomado em Santo Antônio das Missões
(Foto: Reprodução | Internet)

Agnaldo Barcelos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos falou sobre a retomada do Programa de Crédito Fundiário, programa este voltado ao financiamento da compra de terras.

Agnaldo informou que neste programa, a aquisição é feita tendo como garantia a própria terra e tem um prazo de 25 anos para pagamento, com juros de 2,5% ao ano e 3 anos de carência, ou seja, dos 25 anos, três são carência e 22 é o período para pagamento do imóvel.

O presidente falou que a demanda é extremamente grande em Santo Antônio das Missões, citando, como exemplo, que em anos anteriores, 150 pessoas compraram terras pelo programa. E na reunião realizada na segunda-feira, dia 22, já demonstraram-se interessados 68 pessoas.

Agnaldo explicou que antigamente, o programa previa uma inscrição e um sorteio, quando a pessoa era sorteada encontrava a terra e comprava e hoje já há alterações, para comprar deve-se analisar dois critérios, o enquadramento ao programa e achar a terra se quer comprar com o preço que o programa financia que é no máximo R$ 140.000,00 por beneficiário.

Agnaldo explicou que este programa, a nível local é conduzido pelo Sindicato, pela Emater e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, sendo que cada uma das instituições cumpre um papel, na parte técnica está a Emater, juntamente, com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, ou seja, o beneficiário participa da capacitação no Sindicato, depois encontra a terra que se enquadra no perfil, para então o sindicato autorizar a Emater fazer o levantamento sobre a propriedade e a proposta, depois disto, volta para o Conselho Agropecuário do Município, que é quem aprova ou não aprova a compra. Sendo aprovado o beneficiário entra em outra etapa burocrática, a montagem da proposta, medição da terra e organização da matrícula.

Agnaldo falou que a primeira reunião foi realizada na segunda-feira e que um novo encontro está marcado para o dia 7 de dezembro, onde os interessados deverão participar.

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões