Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Inspetoria veterinária de Santo Antônio das Missões está sem energia elétrica por falta de pagamento
Inspetoria veterinária de Santo Antônio das Missões está sem energia elétrica por falta de pagamento
(Foto: Reprodução | Internet)

Desde a sexta-feira, dia 26, a equipe da Inspetaria Veterinária de Santo Antônio das Missões está sem poder realizar as atividades rotineiras da entidade por falta de energia elétrica.

Em contato com Gelson Marian, técnico em agropecuária da 17ª Supervisão Regional de São Luiz Gonzaga, obtivemos a informação que esta situação ocorre somente em Santo Antônio das Missões e que a falta de energia elétrica é devido à falta de pagamento por parte da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Estado do Rio Grande do Sul.

Gelson explicou que com o corte, alguns procedimentos administrativos foram realizados e que a Seapi quitou nesta semana a fatura do mês de julho, porém, ainda falta dos meses de agosto, setembro e outubro. Disse que entrou em contato com a Cermissões a qual informou que só irá restabelecer a energia, após o pagamento das faturas de agosto e setembro.

Ele informou ainda que a mesma situação chegou perto de acontecer em São Miguel das Missões, mas antes do corte da energia foi regularizada as contas. O técnico explica que o motivo de outros municípios da coordenação da 17ª Supervisão não estarem passando pela mesma problemática é porque a energia elétrica é da RGE e a concessionária realizou negociações com o Estado e segue fornecendo, acreditando que irá receber posteriormente pelo serviço prestado. Essa negociação não ocorreu com a Cermissões, porque o modelo de trabalho da cooperativa é de que até três meses de atraso são toleráveis, mais que isso, a energia é cortada, e para restabelecimento necessita da quitação das faturas.

A equipe da Inspetoria de Santo Antônio e também Gelson ressaltam que o corte de energia elétrica prejudica todo o funcionamento da entidade, pois está gerando um acúmulo de trabalho a ser realizado posteriormente, e calculam que terá consequências maiores se não for restabelecida em breve, considerando que hoje inicia a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa e os produtores irão procurar a inspetoria para realizar os procedimentos.

A equipe da inspetoria de Santo Antônio está na sede realizando o atendimento ao público porém, somente para esclarecer o motivo de não poderem realizar o trabalho solicitado por parte dos produtores.

 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões