Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Leonardo Beroldt e Sandra Lemos assumem a Reitoria da Uergs em ato com a presença da comunidade universitária e autoridades
Leonardo Beroldt e Sandra Lemos assumem a Reitoria da Uergs em ato com a presença da comunidade universitária e autoridades
Solenidade de posse foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (Foto: Glauber Cruz)

Os professores Leonardo Beroldt e Sandra Lemos assumiram a Reitoria da Uergs para a gestão 2018/2022, na segunda-feira (5), em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado. O ato de posse, presidido pela então reitora Arisa Araujo da Luz, contou com a presença da secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana kakuta, e foi prestigiado por cerca de 250 pessoas da comunidade universitária e autoridades civis e militares do estado e de diversos municípios.

Em seu último pronunciamento como reitora da Uergs, Arisa agradeceu a todos que fizeram parte da gestão ao longo dos seus quatro anos de mandato e citou as marcas deixadas neste período: a aprovação de cinco mestrados e a realização de importantes eventos para a comunidade universitária. Arisa também lembrou de conquistas como novas vagas para funcionários, incluindo os docentes, a manutenção do orçamento sem cortes e o aumento do valor das bolsas acadêmicas

“Fizemos parcerias, atuamos em conjunto com Instituições de Ensino Superior, públicas e comunitárias, realizamos cursos corporativos, e estar aqui hoje, no momento mais importante da Uergs, a posse da terceira Reitoria eleita, exatamente no Auditório do TCE, é a maior prova do caminhar junto a que nos propomos”, salientou Arisa

Eliane Kolchinski entregou o cargo de vice-reitora e de superintendente de planejamento anunciando que a maioria dos compromissos e metas assumidos no Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2017/2021 foram executadas. “Planejar nestes quatro anos foi um grande desafio, principalmente quando os anseios da comunidade acadêmica são muitos e os recursos limitados”, disse Eliane, que também destacou as conquistas e programas implantados na Universidade neste período, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, ao mesmo tempo em que a Universidade lutou pelo aumento do orçamento proveniente do tesouro do Estado e por recursos extraorçamentários.

O ato de passagem do cargo para o reitor Leonardo Beroldt foi simbolizado pela passagem do capelo pela agora ex-reitora Arisa Arauo da Luz, seguida da entrega do Relatório da Gestão 2014/2018. A leitura da Ata de Posse foi feita pelo membro mais antigo do Conselho Superior Universitário da Uergs, Benamin Dias Osório Filho, diretor do Campus Regional 5 da Uergs.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora e superintendente de Planeamento da Uergs, Sandra Lemos, apresentou as principais propostas da gestão 2018/2022, que se baseiam em seis eixos fundamentais: administrativo e financeiro; de infraestrutura acadêmico-administrativa; de gestão de pessoas; pedagógico (englobando Ensino, Pesquisa e Extensao); de políticas de apoio estudantil; e de institucionalização da Universidade.

“Me comprometo com uma gestão universitária responsável e efetiva, que possibilite a oferta de um ensino superior público e de qualidade, com atuações relevantes no ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação, para o desenvolvimento do nosso estado, balizados pelos preceitos da ética, da equidade e da solidariedade, perseguindo a busca pela excelência acadêmica e de gestão nos próximos quatro anos”, ressaltou Sandra.

O reitor Leonardo Beroldt lembrou importantes momentos da trajetória da Uergs e mencionou as conquistas da Universidade ao longo dos seus 17 anos. Entre os desafios que terá daqui para frente, citou a conquista da autonomia universitária, assegurada pela Constituição de 1988, e parafraseou o professor Darcy Ribeiro quando disse que “se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará presídios”.

“Hoje, com pesar, assistimos sua profecia se consumar. O mesmo Estado que possui capacidade e iniciativa para estabelecer as parcerias público-privadas para a construção de presídios deve ter também a mesma disposição para assegurar estruturas adequadas à sua rede de escolas e à sua Universidade Estadual”, ressaltou.

Beroldt foi ovacionado pelo público ao falar mais uma vez da Constituição, que neste ano celebra seus 30 anos, e determina que a educação é um direito de todos e deve ser garantida pelo Estado. “Não se pode preparar um indivíduo para o exercício da cidadania sem a devida liberdade de pensamento. Qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de pensamento no âmbito das escolas e das universidades colide com esta prerrogativa constitucional”, ressaltou.

Por fim, o reitor aproveitou a oportunidade para parabenizar o governador eleito Eduardo Leite e desejar que a equipe de governo realize uma administração voltada para as necessidades da sociedade gaúcha, que promova a justiça social e a equidade.

“Como Universidade de Estado, estamos à disposição do Executivo Estadual para contribuir com a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, desenvolver as ciências e as artes, enfatizando os aspectos ligados à formação continuada dos servidores públicos e à produção, transferência e oferta de tecnologias, visando aos desenvolvimento regional sustentável do Rio Grande do Sul”, finalizou.

Em todos os pronunciamentos foi lembrada a recente indicação do estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Angenor Geovani Auler, para receber o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 na categoria Jovem Pesquisador, entregue pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) no dia 18 de outubro.

Durante a cerimônia, também foi lançado o vídeo institucional da Uergs, que apresenta as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela Uergs em diversas regiões do estado e protagonizadas pela comunidade acadêmica com o envolvimento das comunidades onde a Uergs está presente.

A solenidade foi transmitida ao vivo para todas as Unidades da Uergs e contou com apresentações musicais dos professores Cristina Bertoni (teclado, voz e sax soprano) e Eduardo Pacheco (percussão, pandeiro e conga), e do estudante Gabriel Guedes (violão), todos do curso de Licenciatura em Música da Uergs em Montenegro. Os hinos brasileiro e do Rio Grande do Sul foram executados em acordeão pelo professor Júlio Pereira.

Conheça a nova equipe de gestão:
Pró-reitor de Administração, Gabriel Borges da Cunha;
Pró-reitora de Ensino, Rochele da Silva Santaiana;
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Haag;
Pró-reitora de Extensão, Erli Schneider Costa.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa Uergs