Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Eduardo Leite articula contra reajustes dos poderes no RS
Eduardo Leite articula contra reajustes dos poderes no RS
Governador visitou bancadas de PSD, PSol e PCdoB sobre o tema (Foto: Júlia Soares)

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou nesta segunda-feira que considera “inoportunos”, diante da crise fiscal, os projetos de reajuste salarial para os representantes e servidores dos Poderes estaduais, os quais deverão ser apreciados pelo plenário do Parlamento nesta terça. Leite visitou bancadas do PSD, do PSol e do PCdoB, dando prosseguimento à sua investida para estabelecer diálogo com os deputados.

“Não tenho objetivo de fazer mobilização política com estas visitas. Estou buscando apresentar meus argumentos. Tenho dito aos parlamentares que o Estado não pode abrir mão de receita, assim como entendo que não pode ampliar despesas”, apontou o governador eleito.

Leite sustentou nos encontros não considerar oportuno que servidores de outras instituições do setor público recebam aumentos, ao passo que os servidores do Executivo, que representam a maior fatia do funcionalismo, estejam recebendo os vencimentos deste mês com doze dias de atraso e tenham seus salários congelados há quatro anos. “Respeito a legítima pretensão dos servidores de buscar sua reposição inflacionária, mas considero inoportuna, por serem servidores que já possuem médias salariais maiores, que recebem em dia, em contraponto a servidores do Executivo que só começaram a receber a primeira parte dos salários nesta segunda-feira”, argumentou.

Além da tentativa de retardar os reajustes, que terão impacto de cerca de R$ 130 milhões anuais, Eduardo Leite também buscou convencer parlamentares a votarem a favor da manutenção das alíquotas do ICMS por mais dois anos. “Vemos de forma semelhante a questão dos reajustes. Porém, a pauta sobre o ICMS é um pouco mais complicada, pois fomos contrários na votação passada e é difícil mudar este tipo de posição”, comentou o deputado Juliano Roso (PCdoB), após a reunião com Leite. Roso, contudo, elogiou a postura do governador eleito de procurar as bancadas para dialogar sobre o futuro do Estado. “Isso não ocorria havia quatro anos", avaliou.

 

Fonte: Correio do Povo