Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Levantamento sobre Qualidade do Leite será realizado no Noroeste Gaúcho
Levantamento sobre Qualidade do Leite será realizado no Noroeste Gaúcho
(Foto: Divulgação | Emater)

Duzentas amostras para análise da qualidade do leite produzido em propriedades do Noroeste gaúcho serão coletadas por técnicos da Emater/RS-Ascar, sem custo ao produtor, nos meses de novembro e dezembro deste ano. A ação é uma proposição do Arranjo Produtivo Local (APL Leite) e abrange os 20 municípios da Fronteira Noroeste e cinco municípios das Missões, sendo estes Giruá, Guarani das Missões, Pirapó, São Paulo das Missões e Ubiretama.

As amostras serão encaminhadas para exames laboratoriais bacteorológicos e antibiogramas nos dias 21 de novembro e 13 de dezembro. Para a definição sobre como serão realizados os procedimentos de coleta e o número de propriedades participantes por município, uma reunião foi realizada em Santa Rosa, na segunda-feira (12/11), com a gerência regional, Ademir Renato Nedel e José Vanderlei Waschburger, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge Lunardi, e técnicos dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Segundo Lunardi, os resultados dos exames irão contribuir para a definição de estratégias de Assistência Técnica em bovinocultura de leite, assim como a adoção de práticas de produção limpa de leite contribuem para a sanidade animal e, sobretudo, para a promoção da saúde humana.

O trabalho se adequa à Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é exigida atualmente por todas as indústrias que coletam o leite, sendo que o leite de qualidade passa a ter maior valor econômico e é uma questão de saúde pública. O processo de produção de leite de qualidade é oriundo da ordenha completa, em condições de higiene, com vacas sadias, bem alimentadas e descansadas, destacando-se neste contexto também o bem-estar animal.

 

Por Deise A. Froelich

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa