Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Presidente do STR fala sobre assembleias que serão realizadas na próxima sexta-feira

Projetos para 2019, são os principais assuntos dos encontros de associados e diretoria

Presidente do STR fala sobre assembleias que serão realizadas na próxima sexta-feira
(Foto: Alcides Machado)

Agnaldo Barcelos presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos esteve participando do programa Conversa Aberta desta segunda-feira, dia 26, e falou sobre reuniões e assembleias que estarão sendo realizadas pela entidade na próxima sexta-feira, dia 30.

O presidente falou sobre as atividades da reta final do ano, citando que nesta semana conclui-se o roteiro de reuniões de base e na sexta-feira serão apresentados os números da previsão orçamentária de 2019.

Portanto, na sexta-feira pela manhã, será realizado o encontro do Conselho de Lideranças Sindicais de Base, que consistem em uma reunião dos representantes das comunidades e nesta oportunidade, com a participação diretoria para avaliação do trabalho realizado em 2018, especialmente, os roteiros das reuniões de base e ainda ações para 2019.

Durante o turno da tarde serão realizadas duas assembleias, uma ordinária que irá tratar sobre a previsão orçamentária para 2019 e uma assembleia extraordinária que estará tratando sobre a construção da sede própria do Sindicato em Garruchos.

Agnaldo destacou que o tema principal dos encontros é a obra da sede própria, considerando que será deliberado sobre quais serão as ações para conseguir o recurso financeiro para executar a obra. Ele destacou que a construção foi um compromisso firmado no final do ano de 2017, então a diretoria tinha o ano de 2018 para planejar e esse planejamento será apresentado na sexta-feira para os associados aprovarem ou não, o plano de trabalho, o que definirá a sequência dos procedimentos para durante o ano de 2009 executar a obra.

Agnaldo relata que desde dezembro de 2009 foi assumido como extensão de base, o município de Garruchos, e desde então, vem trabalhando no fortalecimento do quadro social sendo que foi assumido o Sindicato com 30 associados e foi elevado para 300, e até hoje não tem sede própria, então o objetivo é dar os associados uma casa própria, bem como, ampliar os atendimentos ofertados pela entidade.

O presidente também falou sobre a apresentação do pré-projeto de organização dos grupos de vivência sadia, informando que a diretoria tem discutido estratégias de sustentabilidade da entidade e também prioridades do associado em relação a serviço que vai oferecer e considerando que hoje, o quadro social é formado com 60% de aposentados e que nas reuniões foi apontada a demanda de o Sindicato trabalhar voltado à área da saúde, especialmente saúde preventiva, estão pensando em um projeto que para oferecer alguns atendimentos como fisioterapia, talvez hidromassagem, ou seja, especialmente voltado para gerontologia. Agnaldo disse que esses investimentos estão sendo projetado para 2019 ou talvez, 2020.

Ele enfatizou que na busca por parceiros para executar esse projeto, esteve em contato com deputado Paulo Pimenta, o qual designou uma emenda parlamentar através do vereador Paulo Cesar Araújo Pedroso, para que seja adquirido um micro-ônibus através da Secretaria de Saúde. Agnaldo explicou que a ideia do micro-ônibus é para que as pessoas que têm terão esse atendimento, seja pelo Sindicato ou pela Secretaria de Saúde, possam utilizar do micro-ônibus para chegar até os pontos de atendimento, ou seja, Sindicato e a Secretaria de Saúde irão utilizar do micro-ônibus de forma compartilhada.

Sobre a atuação da entidade em 2019, o presidente falou da importância de melhorar o atendimento ao público e a maneira de levar informações até esse público considerando que, as políticas públicas voltadas a agricultura familiar tem direito ou precisa, tem sofrido grandes dificuldades para funcionar e aquelas que funcionam, como por exemplo acesso ao benefício previdenciário tem  passado por muitas mudanças e o sindicato tem uma grande preocupação de como irá trabalhar para que as pessoas se preparem em relação à documentação. Citou que terão um grande trabalho sobre o E-social, que é o sistema de informação que o agricultor terá que informar sobre a suas propriedades a partir de abril, e que as informações registradas nestes sistema irão implicar no acesso a políticas públicas e outros direitos e benefícios.

 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões