Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Realizada a 1ª Cavalgada de Mulheres em Santo Antônio das Missões
Realizada a 1ª Cavalgada de Mulheres em Santo Antônio das Missões
(Foto: Jéssica Ourique)

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) realizou atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher em Santo Antônio das Missões. Dentro da programação esteve sendo realizada a apresentação do Projeto Elas por Elas da Escola Técnica Estadual Achilino de Santis e palestras sobre Direitos da Mulher referente às Leis de Proteção, com o juiz Luciano Gauer e com a psicóloga Cláudia da Rosa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

No domingo, dia 25, foi realizada a 1ª Cavalgada de Mulheres, sendo que um grupo de mulheres percorreram mais de 20 km, saindo do Rincão do Itaroquém, seguindo para a cidade. A recepção das participantes foi na Praça Antônio Vicente do Nascimento, com música nativista, mateada e também brinquedos para as crianças.

Em seu pronunciamento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Juliana Marques, bastante emocionada agradeceu as 15 mulheres que aceitaram o desafio, as quais destacou como guerreiras, firmes e fortes, bem como, a todos que deram o suporte nesta cavalgada e finalizou falando que “é a primeira de muitas”.

Já Laline Balbé, uma das organizadoras da 1ª Cavalgada de Mulheres fez um agradecimento de forma geral a todos os envolvidos, afirmou que valeu muito a pena e que ano que vem estarão todas juntas novamente.

O prefeito Puranci Barcelos parabenizou os organizadores da cavalgada, pelo momento que foi realizado na praça, em especial a todas as mulheres. Destacou que nas atividades campeiras, em todas as modalidades são mais desenvolvidas pelos homens, mas falou que as mulheres estão sempre no lado, e hoje estão conquistando o seu espaço.

Ele relatou sua participação na cavalgada e disse que as mulheres foram felizes no trajeto escolhido, pois Santo Antônio das Missões possui lugares lindos a exemplo dos percorridos na cavalgada e reforçou o compromisso da administração de apoiar causas de interesse de todos.

A vice-prefeita, Izalda Boccacio também parabenizou as mulheres pela cavalgada, falou da importância da valorização das mulheres e do combate a violência, afirmando que atividades como essa mostram a qualidade de uma Anita Garibaldi que esteve presente na revolução farroupilha. Também disse sentir-se orgulhosa e que a mulher tem sim, a capacidade de lutar e estar em todos os lugares, mulheres guerreiras, mostrando na prática e mantendo as tradições gaúchas do Rio Grande do Sul.

 

Por Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões