Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Representantes da Natura e Yunus visitam Lar do Idoso de Santo Antônio das Missões

Visita é o início do trabalho de apoio técnico do Projeto Acolher 2018 que a entidade foi contemplada

Representantes da Natura e Yunus visitam Lar do Idoso de Santo Antônio das Missões
Registro da atividade desenvolvida na segunda-feira (Fotos: Jéssica Ourique)

A Associação de Amparo ao Idoso Padre Olmiro Hartmann de Santo Antônio das Missões foi contemplado com o Prêmio Acolher 2018, através da inscrição realizada pela presidente Rozane Nilles. Este prêmio consiste em incentivar e reconhecer líderes de projetos de impacto socioambiental, ou seja, identificar e reconhecer consultores de beleza Natura, consumidores, colaboradores e membros da comunidade que inspiram empreendedorismo social por meio das ações sociais que causam impacto positivo na sociedade.

Além do apoio financeiro aos projetos contemplados, o programa presta apoio técnico a entidade, por isso nesta semana, representantes da Natura e da Yunus Negócios Sociais (que tem como o objetivo desenvolver negócios sociais pelo país através de seu fundo de investimentos), estão na entidade para a realização de algumas atividades junto à equipe de funcionários, idosos e a comunidade.

Milca Tavares, representante da Yunus, explica que a visita é um processo de aprendizagem junto ao Lar, retomando um pouco do passado, o que foi construído desde que a ideia da criação do casa surgiu até o momento atual e a partir disso, começa um olhar voltado ao presente e para os sonhos para o futuro, ou seja, um olhar para as fortalezas e também para as partes das oportunidades que podem gerar uma evolução e a idealização dos sonhos.

Geraldo Aleandro enfatizou que todo o processo de acompanhamento que começou na segunda-feira, dia 26, e que deve ocorrer durante um ano, faz parte do Prêmio Acolher da Natura.

Milca destacou que o trabalho começou antes desta visita, pois já vinha conversando com a Rozane, especialmente, sobre a organização da visita, o trabalho a ser desenvolvido nesta semana e a participação das pessoas nas atividades.

Portanto, na segunda-feira, foi o momento dos representantes conhecer o histórico do Lar do Idoso e durante a tarde, um diagnóstico da situação atual, com avaliações dos moradores, funcionários, diretoria e comunidade. Já nesta terça-feira, dia 27, as atividades estão voltadas aos desafios, sonhos e projetos do futuro, bem como, de que forma a Natura podem apoiar na idealização destes sonhos.

Milca informou que o apoio técnico será prestado até o mês de dezembro de 2019, e que dentro deste período, Rozane terá que ir a São Paulo para encontros com os demais reconhecidos do Prêmio Acolher, encontro estes de formação e capacitação para conectar-se com universo do empreendedorismo social. Também há algumas etapas também que acontecem através de mentoria individual e uma parte de treinamento focado e liderança, captação de recursos e mobilização da comunidade.

Geraldo fez uma avaliação do primeiro dia de atividades junto ao Lar do Idoso, afirmando que a entidade tem uma história de superação e de protagonismo dentro da comunidade local. Disse que o fato de ter saído de um espaço e vir para outro, o qual foi conquistado com garra e muita iniciativa de quem toca a entidade, torna a história incrível.

Milca afirma que para quem vem de fora, dá um sentimento de que foi feito milagres, considerando a estrutura incrível, o cuidado e o carinho que é dado aos moradores, bem como, quanto se escuta que o Lar iniciou praticamente sem nada e em tão pouco tempo, foi construída uma estrutura como a atual, quando é possível conhecer os idosos e ver que eles são tratados com muito carinho, é bonito e muito gratificante, especialmente, por estar perto da história e de alguma forma poder contribuir e trabalhar para ela.

 

 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões