Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Coordenador do Cacon de Ijuí explica suspensão de quimioterapias por falta de medicamentos
 Coordenador do Cacon de Ijuí explica suspensão de quimioterapias por falta de medicamentos
Doutor Fábio Franke (Foto: Divulgação | HCI)
O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí está passando por dificuldades na realização de quimioterapias considerando o atraso nos repasses financeiros por parte do Governo do Estado.
 
A reportagem do Grupo Fronteira Missões entrou em contato com o coordenador do Centro, doutor Fábio Franke, e ele explicou que as dificuldades e a suspensão de alguns atendimentos das quimioterapias são em decorrência de um atraso nos repasses financeiros por parte do Governo do Estado. Ele informou que fazem três meses que o Cacon não recebe os recursos para aquisição dos medicamentos, o que equivale a cerca de 12 milhões de reais, portanto, mesmo com esses atrasos, o hospital vinha custeando os medicamentos para realização das quimioterapias, mas como o custo é alto, o hospital não tem condições de seguir arcando com recursos próprios.
 
Fábio enfatizou que estão buscando prestar  o atendimento, porém alguns pacientes poderão não receber atendimento no dia correto e pede que os pacientes contatem o hospital antes de se deslocarem para realização do procedimento, ou seja, confirmem se poderão ser atendidos ou não para que não façam o deslocamento sem necessidade.
 
Fábio destacou também que o Cacon atende em torno de 80 municípios da região e com esse atraso de repasses, gera-se transtornos para o centro e pacientes, pois necessitam remarcar muitos atendimentos.
 
O doutor ainda evidenciou que inúmeros contatos políticos já foram realizados porém, não há previsão dos repasses serem regularizados.
 
Sobre a questão dos repasses, a Secretaria Estadual de Saúde, divulgou a seguinte nota: “Para suprir a demanda dos hospitais que suspenderam os atendimentos, a SES está em negociação com os municípios que continuam funcionando integralmente para que recebam parte desta demanda. A SES está buscando soluções específicas para as referências dos municípios que suspenderam os atendimentos. A Secretaria Estadual da Saúde repassou aos hospitais R$ 20 milhões como complemento do Teto MAC (Média e Alta Complexidade) como pagamento pela prestação de serviços e espera repassar mais R$ 90 milhões (referentes aos incentivos estaduais) até o fim do mês.
 
Os recursos federais têm sido repassados integralmente aos hospitais para pagamento da produção dos serviços”.
 
 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões