Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Itacurubi realiza Dia de Campo Socioassistencial
Itacurubi realiza Dia de Campo Socioassistencial
O dia de campo foi a propriedade de Raul de Souza Ferreira e Mara Gonçalves Ferreira na localidade do Rincão dos Correia (Foto: Divulgação Emater)

A propriedade de Raul de Souza Ferreira e Mara Gonçalves Ferreira, que fica na localidade do Rincão dos Correia, em Itacurubi, sediou o 2º Dia de Campo Socioassistencial promovido pela equipe local da Emater/RS-Ascar, na última quarta-feira (28/11), e que reuniu cerca de 30 pessoas, entre agricultores familiares e parcerias, como o secretário municipal da Agricultura, Everton Ferreira, o médico veterinário desta Secretaria, Vinícius Flores Xavier, a bióloga Liane Amaral, representando a Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, agentes de saúde atuantes no interior do município e representantes da Sicredi, entre outros parceiros.

A propriedade está localizada a 13 Km da cidade e a família possui como atividade principal a pecuária familiar e está participando do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. As estações abordaram Demonstração de esquila tally hì, técnica australiana de tosquia, que segundo o técnico agropecuário Maurício Cardozo de Medeiros, a tosquia deve ser feita com o animal livre de maneias.

Também para o técnico agropecuário responsável pela demonstração da técnica, Marco Balbueno, outro ponto importante é a utilização desta técnica na tosquia pré-parto, que no decorrer do ano traz um incremento no rendimento de peso da lã e na melhoria da qualidade. O público não conhecia e nem havia presenciado anteriormente a prática da tosquia, que diminui a penosidade da atividade tradicional à martelo (tesoura).

A 2ª estação foi a demonstração de casqueamento dos ovinos, feita pelo técnico agropecuário Maurício Medeiros, mostrando a necessidade de aparar e corrigir o crescimento anormal dos cascos e com isso prevenir a manqueira e o foot rot, que é a podridão do casco. Na 3ª estação, Maurício Medeiros demonstrou o manuseio do Equipamento de Proteção Individual (EPI) para aplicação de produtos químicos para a proteção do aplicador.

Na 4ª estação, a extensionista e técnica Social Rural, Ana Cláudia Silva da Rocha, apresentou a apostila com receitas de Aproveitamento de alimentos comuns nas propriedades, como Bolo de mandioca, Cuca de abóbora e Pudim de batata-doce, receitas que podem ser encontradas no site da Emater/RS-Ascar.

Após sua explanação, os participantes degustaram lanches doces e salgados, como a pizza de legumes, de frango e bolos variados.  

Por Adriane Bertoglio Rodrigues

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Bagé