Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Mostra de Projetos marca encerramento do Programa União Faz a Vida na Escola Evilásio Jacques Ourique
Mostra de Projetos marca encerramento do Programa União Faz a Vida na Escola Evilásio Jacques Ourique
Mostra foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 12 (Fotos: André Taborda)

Na manhã desta quarta-feira, dia 12, se deu o encerramento do Programa União Faz a Vida (PUFV) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Evilásio Jacques Ourique de Santo Antônio das Missões. Esse programa é desenvolvido pela Cooperativa de Crédito Sicredi União RS junto à comunidade em que atua.

Os princípios que orientam o Programa projetam uma visão de mundo e a compreensão sobre o modo de organização econômica e social, trabalhando especialmente, a cooperação e a cidadania.

Fizeram-se presente a vice-prefeita Izalda Boccacio, a secretária de Educação e Cultura Gladis Miranda, o gerente do Sicredi de São Borja Jorge Rafael dos Santos, o qual acompanhou o desenvolvimento do programa quando atuava na agência em Santo Antônio, vice-presidente do Lar da Criança Eloí Martins, presidente da Associação de Amparo ao Idoso Padre Olmiro Hartmann Rosane Nilles, patroa do Piquete dos Farrapos Vera Lúcia Ferreira, enfermeira chefe do ESF Jones Pereira Maribel Pereira, a gerente da Sicredi de Santo Antônio das Missões Marilusse Tomas Brum, o Conselho Comunitário do Programa União Faz a Vida representado por Sérgio Both, Valdemari Belchor, Ana Emília Nunes e André Taborda, pais de alunos e a comunidade do Bairro Jardim dos Pampas, onde está localizada a escola.

O programa fez com que os alunos da Educação Infantil até o 8° ano e demais integrantes da escola conhecessem um pouco mais sobre as entidades presentes junto ao bairro onde moram e atuam. Com isso eles criaram Expedições Investigativas que foram realizadas no Lar da Criança, Lar do Idoso, Piquete dos Farrapos e ESF. Com essa metodologia de estudo, os alunos conheceram um pouco mais sobre as entidades através de visitas, atividades diversas e tiraram dúvidas, sempre utilizando as premissas “o que eu sei?”, “o que eu não sabia?” e “o que eu quero saber?”. Após as visitas, os alunos retornaram à escola para desenvolver maquetes, cartazes e apresentações teatrais, o que foi exposto a todos os presentes na Mostra de Projetos PUVF.

O programa contou com a direção da diretora Fátima Pereira e de seus professores e colaboradores e o apoio das profissionais fornecidos pela Sicredi, Tânia Pires de Almeida coordenadora geral e Cris Aline Krindges assessora pedagógica, vindas da cidade de Santa Rosa.

Neste dia de encerramento do Programa, as apresentações das turmas foram emocionantes e criativas, quando alguns dos alunos prestaram homenagem ao Piquete dos Farrapos e a seu patrono Nego Betão, que fez com que os visitantes e familiares se emocionassem. Os demais grupos apresentaram suas pesquisas nas entidades através de explanações.

           

 

Por André Taborda

Fonte: Grupo Fronteira Missões