Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Xirú Missioneiro recebe a Medalha do Mérito Farroupilha

Láurea é a mais alta condecoração oferecida pelo Parlamento gaúcho. Presidente da AL, Marlon Santos (PDT), foi o proponente da homenagem ao são-luizense

Notícia em áudio:
Xirú Missioneiro recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
(Foto: Divulgação Assembleia Legislativa do RS)

O músico Xirú Missioneiro recebeu, na manhã desta quinta-feira, 13, a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta condecoração oferecida pelo Parlamento gaúcho. A insígnia foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), também proponente da homenagem, em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos.

Yurandy Pereira de Souza, conhecido como Xirú Missioneiro, nasceu em São Luís Gonzaga (RS), na região das Missões. De família interiorana do campo, ainda menino ajudava seu pai nos afazeres da lida campeira como construir alambrados.

Além do canto, Xirú toca violão, bandoneon, acordeon e gaitas botoeiras. Seu primeiro disco, ainda em vinil, foi intitulado “Cantiga de Pagador”, onde teve a oportunidade de acompanhar seu grande ídolo missioneiro Jaime Caetano Braun.

O reconhecimento ao CD “Cheirando a Pasto”, o levou a iniciar a sua trajetória pelo Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Xirú Missioneiro faz, em média, 12 a 15 shows por mês. São de sua autoria três discos de vinil, 16 CDs, 3 DVDs, recebendo seis discos de ouro e um disco de platina pela venda de mais de um milhão de discos. Atualmente o músico é acompanhado por seu filho, Hauna Taraguy, acordeonista e diretor do seu quarteto “Chão Colorado”.

Em seu agradecimento, Xirú falou do orgulho de receber a Medalha do Mérito Farroupilha. “Esta me toca mais o coração, já que representa o povo do Rio Grande do Sul”. Ele se definiu como teimoso, simples e brincalhão “Tento mostrar, através da minha música, o homem do campo e suas lidas, sempre com bom humor”.

Ao entregar a Medalha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos, referiu-se ao homenageado como uma pessoa simples, “que transformou a fé e o Rio Grande do Sul, em uma bandeira”.

Participaram da homenagem, integrantes do grupo Matizes, Teixeirinha Filho, parentes, amigos e servidores da Assembleia.

 

Obs: Você pode ouvir a matéria em audio no topo do reportagem.

 

Fonte: Assembleia Legislativa do RS e Rádio São Luiz