Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Engenheiro responsável por obras realizadas pela Administração Municipal de Santo Antônio das Missões prestou esclarecimentos no Legislativo
Engenheiro responsável por obras realizadas pela Administração Municipal de Santo Antônio das Missões prestou esclarecimentos no Legislativo
O engenheiro Juarez Vaz, participou da sessão ordinária da segunda-feira, do dia 26 (Foto: Jéssica Ourique)

Conforme solicitado, através de requerimento dos vereadores Antônio Rui Pereira (PDT) e Paulo César Pedroso (PT) na sessão de número 36, do dia 12 de novembro, para que o responsável técnico das obras públicas de Santo Antônio das Missões, fosse a Câmara de Vereadores prestar esclarecimentos sobre algumas obras da cidade e do interior, então o engenheiro civil da prefeitura, Juarez Vaz, participou da sessão ordinária da segunda-feira, dia 26 de novembro, respondendo alguns questionamentos realizados pelo legislativo.

Antônio Rui perguntou o que o engenheiro teria a dizer sobre as ondulações apresentadas nas calçadas da Praça da Matriz, recentemente construídas e Juarez explicou que as ondulações estão sendo corrigidas, considerando que durante a semana foi reiniciado o trabalho de revitalização e ponderou que estavam somente aguardando os recursos para dar sequência nas obras.

Antônio Rui também perguntou se teria algum projeto de saneamento básico para Santo Antônio e Juarez esclareceu que este ponto é uma preocupação, pois como é uma cidade de topografia plana e com dificuldade de escoamento, a melhor opção seria fazer a instalação de filtros anaeróbicos, passando pelos drenos e tornando possível liberar nos cursos pluviais, mas explicou que o filtro tem alto custo, variando entre 35 a 40 mil reais. Hoje, não tendo este recurso, ele enfatiza que o ideal, seria fazer uma canalização e construir lagoas.

Paulo Cesar perguntou qual era a participação da prefeitura na colocação de drenos em vias públicas e na problemática de esgotos nas esquinas, nos córregos ou nascentes, e o engenheiro falou que algumas coisas acontecem pela extrema necessidade, e que em alguns pontos se faz uma caixa com filtragem preliminar e no momento em que a água passa pelos drenos, que se tem uma certa qualidade e não vai in natura para os córregos.

Sobre a situação de vazamento dejetos das fossas, nas proximidades do restaurante Papa-Léguas e o mercado Dosul, Mario Nelson pediu providências e o engenheiro afirmou que parte dessa problemática é o grande consumo de água diário e os tipos de resíduos com gordura que sela as paredes dos drenos e não permite a filtração, ou seja, o dreno está saturado e não está tendo mais escoamento.

Valdir Robalo solicitou que seja tomada providências sobre a questão do esgoto entre o restaurante e o mercado, informando que a comunidade está reivindicando e ainda sugeriu a construção de uma fossa séptica, independente, se há necessidade de realização de esgotamento uma vez por mês ou semanalmente, disse que o objetivo principal é a retirada do esgoto da rua.

Questionado da existência de um plano diretor, que é um instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, Juarez informou que o município não possui, mas que já foi cogitada sua elaboração. Disse que Santo Antônio possui somente um código ultrapassado, o qual está tentando encaminhar uma atualização, citando a lei de parcelamento de solo que está na Casa Legislativa para ser deliberada sobre a atualização, considerando que a em vigor foi criada em 1978, e ponderou que estão buscando arrumar, porque o município está desobrigado para fazer plano diretor.

O engenheiro comentou que há uma dificuldade financeira para a elaboração do plano, porque se precisa ter uma equipe multidisciplinar e exige inúmeras audiências públicas que geram custos. Detalhou que foi feito um levantamento de custos para criação do plano diretor, mas foi tirado de pauta devido não se ter recursos o suficiente.

O vereador Paulo César questionou se houve mudanças no projeto de reforma da Quadra Faustino Lago, considerando que no seu ponto de vista, o espaço foi transformado em um centro de eventos. Juarez explicou que o recurso veio para a reforma da quadra poliesportiva e se tem uma quadra demarcada, mas enfatizou que houve algumas consequências durante a execução da obra devido as inúmeras trocas de empresas construtoras, bem como, o projeto não priorizava a quadra poliesportiva e sim, banheiros com acessibilidade, banheiro para juiz, vestiários e copa. Disse que não ficou com a qualidade que estavam buscando, mas a ideia é construir uma cobertura e uma quadra com tábua e que um projeto já foi apresentado ao Executivo.

Paulo César levantou a questão das obras da Praça da Matriz terem sido iniciadas e não concluídas, privando as pessoas e crianças de acessarem, especialmente os brinquedos e questionou por que a obra não foi realizada por partes, por exemplo, ter iniciada e concluída a pracinha para depois começar em outro espaço então, Juarez disse que a obra da pracinha demorou para ser concluída devido ao período eleitoral, uma demora de três meses para o repasse de mais 30% do recurso, o qual já foi recebido e as obras reiniciadas. Destacou que a questão da pracinha é prioridade e que ainda na sexta-feira, dia 30, estaria chegando os brinquedos.

Reafirmou que o contorno das calçadas, a pracinha e a parte da iluminação serão as primeiras coisa a serem realizada, para posteriormente, ser revitalizado os banheiros com a troca de piso e revestimento com azulejos. Informou que ainda falta o repasse de 20% do recurso.

Paulo César também fez colocações sobre a rede de água do Rincão dos Barcelos, dizendo que a mesma tem tido inúmeras reclamações, especialmente, de canos desenterrados e que muitas vezes a população tem ficado sem água.

Cristiano perguntou porque que não foi licitada a mão de obra da abertura das valas para colocação dos canos e Juarez destacou que na montagem do projeto, abertura das valas e depois o reenterro, entrou como contrapartida do município ao projeto.

Mario Nelson colocou a questão de algumas bocas-de-lobo terem sido construídas acima do nível e estarem trazendo perigos a população na Rua Batista Ibargoen, o engenheiro disse desconhecer a situação e que iria verificar. Já o vereador Alberto Oliveira, questionou sobre a fiscalização das bocas-de-lobo e o engenheiro disse que não tinha a informação de que as obras foram finalizadas.

O vereador Aldo Machado parabenizou o engenheiro pelas obras realizadas junto a Administração e afirmou compreender que há como ter perfeição.

Cristiano Nunes comentou acerca de a cidade ter sido construída em cima de diversas nascentes, então tendo enorme quantidade de água pluvial e com incidência de muitas chuvas, a densidade aumenta e é por isso acontece das fossas estourar, bem como, trouxe a questões de que um projeto de saneamento básico ultrapassaria cerca de dois milhões de reais e não tendo esse aporte financeiro é necessário encontrar soluções que atenuam as dificuldades que a comunidade enfrenta, buscando recursos através de emendas parlamentares e a fundo perdido.

Vineton Oliveira agradeceu o engenheiro prelos esclarecimentos à Câmara de Vereadores e à comunidade, bem como, se colocou à disposição para auxiliar no que estiver ao seu alcance.
 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões