Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Coordenador de programas da SDR fala sobre o trabalho realizado na região
Coordenador de programas da SDR fala sobre o trabalho realizado na região
(Foto: Arquivo GFM | Jéssica Ourique)

Ernesto Ivo de Lima, coordenador de programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), participou de entrevista no Conversa Aberta da Rádio 89,1 FM e falou sobre o trabalho desenvolvido na região.

Inicialmente, ele explicou que esta pasta é nova, tem apenas nove anos e o seu trabalho como coordenador está voltado ao pequeno produtor, ou seja, focado no desenvolvimento das produções do agricultor de pequeno porte, auxiliando na busca por financiamentos e de suporte técnico.
 
Ernesto Ivo comentou que é necessário enfrentar o desafio de incentivar o agricultor a produzir com qualidade e desburocratizar a legislação, para que esses produtos possam ser vendidos no comércio local, afirmando que se tem mercado, mas o mesmo exige garantia de qualidade e legalidade.
 
Comentou que o município tem o SIM, e a autoridade municipal é responsável pela vistoria da qualidade e sanidade do produto e também pela liberação para comercializar. Informou ainda que existe o Susaf, a nível de Estado, que fiscaliza e orienta sobre a qualidade e venda.
 
O coordenador destacou que atende 49 municípios da região, e que os produtos vegetais tem legislação mais simples, o que facilita a comercialização, por outro lado os produtos de origem animal são mais exigentes. Citou como exemplo, a Agroindústria Familiar Souza Martins de São Borja, que produz derivados de peixes, como coxinhas, pastel, lasanhas, entre outros pratos salgados. Esta agroindústria foi construída através do apoio da SDR.
 
Ernesto Ivo, explicou que para a produção é necessário elaborar um pré-projeto e levar a SDR, após uma avaliação é encaminhado a Emater para criação do projeto e assim adquirir qualquer máquina através do Feaper, onde o produtor poderá ter até 80% de fundo perdido.
 
Referente as expectativas para o próximo ano, Ivo informou que seu contrato é válido até o final do mês, mas que no próximo dia 20, haverá uma reunião para definir o andamento dos trabalhos para 2019.
 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões