Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Coopatrigo promove reunião sobre manejos de doenças na cultura da soja
Coopatrigo promove reunião sobre manejos de doenças na cultura da soja
(Foto: Reprodução | Coopatrigo)

Como faz em todas as safras a Coopatrigo esteve realizando um importante encontro técnico levando informações aos seus associados sobre manejos de doenças na cultura da soja. O ano promete ser de chuvas mais regulares e isto deverá provocar uma pressão maior das doenças e os produtores precisam ficar atentos com esta situação.

Para falar sobre o assunto a Coopatrigo em parceria com a Basf trouxe o pesquisador e fitopatolagista Ricardo Balardim que é um dos maiores especialistas nesta área. “São muitas questões que influenciam a produtividade do agricultor na hora do manejo de resistência de doenças. Para que elas sejam respondidas de forma correta é preciso entender como funciona a fisiologia da planta e também da doença. Sem o conhecimento necessário, a decisão errada poderá afetar toda a produção. Mesmo utilizando o fungicida, mas neste caso de forma tardia, provavelmente você terá um controle ineficaz e terá de combater um surto de ferrugem ou manchas”, afirmou o pesquisador.

Ricardo Balardim também falou sobre o período de intervalo entre uma aplicação e outra, que com a pressão esperada das doenças não deverá ultrapassar os 15 dias para que a planta fique bem protegida, já que após a entrada da doença já existem danos irreversíveis.

Outra dica deixada pelo pesquisador foi sobre o uso de adjuvantes nas aplicações para melhorar o efeito esperado na planta. “ O desempenho de um defensivo agrícola pode ser melhorado com a adição de adjuvantes na calda de pulverização. As principais propriedades de um adjuvante são: dispersabilidade, tensoatividade, espalhabilidade, absorvibilidade, penetrabilidade, redução da evaporação e prevenção da cristalização dos produtos carregados, melhorando a eficiência destes produtos na planta”, afirmou Ricardo Balardim.

O presidente Ivo Batista classificou como muito importantes encontros como estes que vem de encontro com os objetivos da cooperativa que é fornecer uma assistência técnica de qualidade para que os associados consigam produzir mais e com qualidade.

 

Por Roberto Marques

Fonte: Assessor de Comunicação Coopatrigo