Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Empossado Eduardo Leite pede união ao tomar posse como governador do RS

Eduardo Leite foi eleito no segundo turno e substitui José Ivo Sartori no governo do RS. Para o primeiro dia de governo, na quinta-feira (2), Leite anunciou uma série de medidas para reduzir despesas

Empossado Eduardo Leite pede união ao tomar posse como governador do RS
Eduardo Leite tomou posse como governador na tarde desta quarta-feira (1º) (Foto: Divulgação/AL RS)

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), tomaram posse na tarde desta terça-feira (1º), em cerimônia na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Ele entrou no plenário da casa sob aplausos e, depois de assinar o termo de compromisso e posse, iniciou seu primeiro discurso como governador, por volta das 16h20. Leite discursou em tom conciliador, destacando a superação de diferenças e prometeu esforços para lidar a crise financeira do estado.

"É hora de romper de vez com a polarização inútil, com o confronto vazio, com a ideologização das pautas. Como se cultura fosse de esquerda e eficiência fosse de direita. Não são", disse. Leia o discurso na íntegra abaixo.
"Eu não quero ter razão, não quero autoria, não preciso de elogios. Eu quero que os gaúchos melhorem de vida, e quanto a isso, não serei autoridade mas, um servo da melhor ideia da ação, venha de onde vier, seja de quem quer que seja", disse.

Leite também mencionou os esforços necessários para superar a crise financeira do estado, que acumula dívidas e atrasa salários. "De fato a real transformação da situação fiscal do nosso estado só vai se dar por meio de reformas estruturantes que nós vamos consolidar nos primeiros 100 dias, e que serão objetos de profundo diálogo com os demais poderes, o governo federal, a sociedade gaúcha como um todo, o inadiável e insustentável ajuste fiscal somente vai ser possível com o engajamento e o compartilhamento de todos", disse.

Para o primeiro dia de governo, na quinta-feira (2), Leite anunciou uma série de medidas. "Amanhã mesmo, pela manhã, na primeira reunião, vamos assinar uma série de decretos para controlar e reduzir despesas. Um choque inicial de contenção e eficiência", informou.

Transmissão do cargo
Eduardo Leite chegou ao Plenário da Assembleia Legislativa com os pais, Rosa Eliana Figueiredo e José Luiz Mourisco Leite. Logo após, ele foi para o Palácio Piratini, onde recebeu o cargo de José Ivo Sartori (MDB).

"Como cidadão, desejo a vossa excelência que resista as pressões pelo bem comum", disse o ex-governador a seu sucessor. "Nossas eventuais diferenças não me impedem de reconhecer seu caráter e sua postura como homem público", retribuiu Eduardo Leite.

Logo após a transmissão do cargo, Leite acompanhou Sartori e a esposa, Maria Helena, até a saída do Palácio Piratini. Ainda na cerimônia, os secretários do governo foram empossados.

Leite foi prefeito de Pelotas, no Sul do estado, e se torna governador aos 33 anos. Ele foi eleito no segundo turno das eleições, por 53,62% dos votos válidos, contra 46,38% do ex-governador José Ivo Sartori (MDB). Os deputados tomam posse em 31 de janeiro.

 

Fonte: G1 RS