Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Prefeito e vereadores de Garruchos projetam ações e obras para 2019
Prefeito e vereadores de Garruchos projetam ações e obras para 2019
Gilberto, Carlos Scotto e Alcion (Foto: Jéssica Ourique)
Estiveram na Rádio 89,1 FM, participando do programa Conversa Aberta, o prefeito de Garruchos João Carlos Scotto e os vereadores Alcion de Souza Ourique e Carlos Gilberto Alves Machado e falaram sobre o trabalho realizado em 2018 e projetaram as atividades para o ano de 2019.
 
Alcion falou que neste ano foi sua primeira vez como presidente da Câmara de Vereadores e seu foco foi de organização do Legislativo, bem como, atender a comunidade e uma das ações de aproximação com a população foram as sessões no interior, feitas para compreender a realidade e as demandas das comunidades. Ele avaliou que de forma geral o trabalho em 2018 foi positivo.
Sobre a relação com o Poder Executivo, Alcion afirmou que sempre manteve a opinião de que ambos os Poderes devem trabalhar harmoniosamente para que a comunidade de Garruchos tenha ganhos, e ainda enfatizou que muitas coisas foram feitas no município devido as parcerias.
 
Alcion destacou que a grande prioridade para Garruchos sempre foi o asfalto, mas neste ano foi adquirido um veículo 0km para o Legislativo, realizada uma pintura externa e interna da Câmara, fornecido um vale alimentação para o funcionalismo e repassado mais de 12 mil reais para o Executivo.
 
O vereador disse acreditar que em 2019 o novo presidente poderá trabalhar voltado à comunidade e buscar investimentos para a população. Por fim, Alcion destacou que seu apoio ao PP, mesmo sendo presidente do PDT, é devido ter a vontade de que todas as pessoas trabalhem por um Garruchos melhor sem olhar para sigla partidária.
 
Já Carlos Gilberto falou que o motivo de colocar o seu nome à presidência da Câmara foi porque o Poder Legislativo está muito unido para trabalhar focado ao município e este é o seu objetivo para 2019, seguir trabalhando com união aos demais vereadores e Poder Executivo.
 
Questionado se poderia auxiliar na busca de uma solução sobre as faltas frequentes de energia no município, Carlos evidenciou que já nos primeiros meses de sua presidência pretende buscar uma solução, irá conversar com as autoridades responsáveis, porque tem conhecimento de que muitas localidades ficam diversos dias sem energia.
 
Referente ao quadro de funcionários, o vereador disse que por enquanto não muda, mas isso não significa que, caso necessário, em janeiro possa haver algumas mudanças. As sessões seguirão a ser realizadas nas segundas-feiras, no horário das 18h30min.
 
Carlos ainda afirmou que no seu ponto de vista, Garruchos é um município rico e o que falta para o município crescer é a ligação asfáltica, o acesso ao município teve suas melhorias, foi patrolado e encascalhado mas ainda não é o ideal, para o escoamento de grãos, incentivo para implantação de indústria e novas empresas.
 
O vereador evidenciou que um dos projetos para 2019, é a balsa e o porto que liga Brasil e Argentina, pois poderá auxiliar muito no crescimento do município e de relacionamento entre povos, considerando que terão acesso a Posadas, São Borja em menor quilometragem, e outras diversas cidades.
 
O prefeito João Carlos, evidenciou que assumiu o município com dificuldades financeiras e que enfrentou diversos desafios, mas que já teve alguns avanços, um deles o pagamento da folha com regularidade e com isso, foi possível antecipar o 13º salário.
 
Sobre os projetos para 2019, Scotto disse que em primeiro lugar tem o objetivo de manter o funcionalismo satisfeito, posteriormente, focará na construção do porto que liga Garruchos com outros municípios via asfalto, que em seu ponto de vista, é o ponto fraco do município, assim como, estão buscando a construção da ERS-472 que possibilita o deslocamento via asfalto para Porto Xavier e outras cidades, bem como, a construção de um parque e conjunto habitacional em parceria com a Enel Cien.
 
O prefeito destacou que o parcão será na entrada da cidade contará com um veloterra, teatro, ambiente de caminhada e de lazer arborizado, churrasqueiras, banheiros, concha acústica para shows e centro de recreação para crianças. Scotto informou ainda que o projeto está avaliado a aproximadamente 750 mil reais e deverá ocupar cinco hectares.
 
Outro projeto para o próximo ano, é a ampliação de atendimentos no Posto de Saúde. Segundo o prefeito, ele se sente na obrigação de trazer mais leitos, raio X, ala de observação e equipamentos novos. Ressaltou também da recuperação e ligação de uma ponte que liga Garruchos a São Borja, considerando que se está contratando o atendimento do SUS no Hospital de São Borja.
 
Quando foi questionado sobre as mudanças nas secretarias e resultados, evidenciou que algumas trocas são necessárias para que se possa entrar em uma sintonia para acompanhar o desenvolvimento do município e melhorar o atendimento da população.
 
Ao final da entrevista, ele abordou segurança pública, dizendo que o município conta com três brigadianos e que estão realizando uma reforma no prédio da Brigada Militar, no sentido de ofertar maior qualidade de trabalho. Ressaltou ainda que mantém bom diálogo com o efetivo e que acredita que o município não terá problemas quanto a segurança.
 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões