Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

STR realizou encontro de lideranças em Santo Antônio das Missões
09 de fevereiro de 2019 às 08:46
STR realizou encontro de lideranças em Santo Antônio das Missões
(Fotos: Alcides Machado)

Durante a sexta-feira, dia 8, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio das Missões e Garruchos realizou o Encontro do Conselho de Lideranças Sindicais de Base, com a participação de líderes de núcleo, diretoria e conselho fiscal.

As atividades do encontro começaram às 9h30 com uma mística de abertura abordando o tema “Quando e como o seu pote está cheio?”, e depois iniciou as tratativas da pauta. Alguns dos pontos discutidos durante o dia foram a conjuntura de mudanças no encaminhamento de benefícios previdenciários, MP 871 e perspectivas da reforma da previdência e estratégias de lutas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Segundo Agnaldo Barcelos, presidente do STR, a partir destas discussões a entidade estará entrando na fase de enfrentamento, ou seja, em um abertura de diálogo e apresentação de contra propostas levando em consideração as especulações que estão sendo divulgadas pela mídia, pois como se sabe, a reforma da previdência ainda não apresentada pelo governo, com o objetivo de amenizar os impactos negativos que afetam os trabalhadores rurais. Uma das ações de enfrentamento a reforma da previdência que será feita pelo Sindicato é o Evento Regional em São Luiz Gonzaga, no dia 8 de março.

O dia também teve um momento de troca de informações a respeito do Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) e obrigatoriedade do E-social, bem como, o Senac apresentou duas proposta de cursos, tendo como opções, o curso profissionalizante de cuidador de idosos e a capacitação de psicoeducação para o envelhecimento saudável.  Agnaldo disse que este foco de trabalhar cada vez mais voltado ao idoso é uma definição do conselho de lideranças e assembleia, porque mais de 60% dos associados do STR são idosos.

Ainda durante o dia foram tratados sobre a Sicredi nas ações de base, ou seja, será dada continuidade de realizar encontros nas comunidade e em abril se terá reunião de líderes, momento em que será discutido o formato e organização dos encontros e foi feito o encaminhamento de um levantamento de problemas no fornecimento de energia elétrica da concessionária RGE.

Já na reta final das atividades o grupo tratou sobre a rifa em prol de Ione e sorteio de uma rifa da entidade, novos convênios de atendimento na área da saúde, projeto de construção da sede própria do Sindicato em Garruchos, caravana que irá participar da Romaria da Terra em Itacurubi, inclusive, o Sindicato e a Paróquia está inscrevendo os interessados em participar.

Os ganhadores da ação entre amigos do Sindicato foram os seguintes:
1º Prêmio: Marcos Elias Guerreiro;
2º Prêmio: Alzira Soares Batista;
3º Prêmio: Janice Maronese;
4º Prêmio: Alexandre F. Barcelos;
5º Prêmio: Aeloy Silva Rodrigues;
6º Prêmio: R$ 50,00: Silvia Rejane Castro Meira;
 
Por fim, Agnaldo avaliou que o dia de trabalho foi muito proveitoso, considerando que foram dados diversos encaminhamentos que precisam repercutir nas comunidade para que no mês de abril se possa dar sequência aos trabalhos.
 
Sobre as atividades previstas para os próximos dias, haverá algumas discussões internas sobre o projeto da sede própria da entidade em Garruchos, reunião do Conselho Agropecuário e capacitação do Crédito Fundiário que está tendo muita procura.
 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões