Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Problema de esgoto a céu aberto continua em Santo Antônio das Missões
11 de março de 2019 às 14:47
Problema de esgoto a céu aberto continua em Santo Antônio das Missões
Nossa equipe de reportagens recebe várias ligações de reclamação sobre este problema (Fotos: Alcides Machado)

O Programa Conversa Aberta da Rádio 89,1 FM abordou no ano passado, dia 5 de dezembro de 2018, uma tentativa de resolver o problema que a comunidade vem já reclamando há tempo que é os esgotos a céu aberto.

Neste programa participou Alex Barcelos Robalo fiscal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e responsável pela Vigilância Sanitária e Ambiental de Santo Antônio das Missões, neste dia ele disse que muitos casos são identificados e é conversado com o responsável na tentativa de buscar uma forma para resolver a situação para que não prejudique os demais moradores da rua ou bairro, ou seja, os vizinhos. Confira no link 

O fiscal também falou sobre o uso das fossas sépticas, destacando que há algum tempo é usado esse método em municípios como Santo Antônio das Missões, que não tem uma rede de captação de esgotos, então, a fossa séptica com filtro e dreno é o melhor caminho para tratamento dos fluidos, no sentido de reduzir a poluição.

Durante o programa ele disse que o problema seria resolvido, que iria fazer uma fiscalização nesses locais que tem esgoto a céu aberto, na tentativa de resolver, mas após três meses, a nossa equipe de reportagem fez um levantamento em visitas e se deparou com a mesma situação da que do ano passado.

Vale ressaltar que o descarte de esgoto a céu aberto, conforme Alex existe o Código de Posturas, ou seja, a Lei 13/1971, tendo como base o artigo 38, que estabelece pena de e 1/13 a 1/5 do salário mínimo para quem comete esse tipo de crime ao meio ambiente.
 

Por Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões