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Emei Josefa Ruzicky desenvolve projeto voltado às vivências e valores das famílias
14 de março de 2019 às 10:50
Emei Josefa Ruzicky desenvolve projeto voltado às vivências e valores das famílias
Professora e coordenadora do projeto Olga Robalo (Foto: Jéssica Ourique)

A Escola Municipal de Educação Infantil, Josefa Ruzicky, de Santo Antônio das Missões, está desenvolvendo um projeto piloto intitulado “Vivências e Saberes” e de acordo com a professora Olga Robalo esse trabalho é um sonho antigo e pessoal e que agora com o apoio da Administração e da Secretaria de Educação está sendo colocado em prática na instituição.

Além da professora Olga como coordenadora, o projeto ainda conta com a participação de duas professoras, Dirlaine Falcão e Raquele Lopes, bem como, a ajuda da estagiária Ingrid Barcelos.

Olga explica que esta experiência pedagógica possui um planejamento que envolve 100% a participação das famílias e está sendo colocada em prática com uma turma de remanescentes, ou seja, com um grupo de 10 crianças que já faziam parte da Emei no ano passado e que quando atingirem a idade de corte para ir para o 1º ano não poderão ingressar, considerando que, não terão completado 6 anos até 31 de março conforme a legislação prevê.

Objetivo desse projeto é priorizar o desenvolvimento da criança através de atividades que viabilizem autonomia e a criatividade, através das vivências das famílias e dos valores que as famílias, a escola e a legislação prevê, resultando em uma ação conjunta entre escola e família.

Olga relatou que já realizaram três reuniões com os pais neste ano e estas reuniões mensais serão intensificadas, pois é a partir delas que é feito o planejamento das práticas pedagógicas que serão desenvolvidas com a turma. Ela acredita que o projeto terá um bom andamento porque tem o envolvimento das famílias, tanto no planejamento como na execução, considerando que o projeto tem a prática onde uma vez por semana, uma família vai presenciar uma ação da escola com a turma.

Nesse trimestre o eixo temático proposto pela Secretaria de Educação é meio ambiente, então desde a semana passada a turma vem trabalhando a questão da separação do lixo orgânico e a estruturação de uma composteira. Segundo Olga, esta ação está ligada às vivências das famílias e está afetando de forma positiva toda a estrutura dentro da escola, mudando o comportamento de todo o grupo escolar.

A professora ainda enfatiza que mesmo a escola sendo infantil, na modalidade berçário, se tem uma proposta e uma rotina de ações pedagógicas diariamente e com esse projeto estão extrapolando a rotina dos professores, dos alunos e dos pais, porque através da participação da família estão buscando conhecer ainda mais as potencialidades da criança respeitando os valores que cada família traz consigo. Olga evidencia que todo o projeto tem uma fundamentação teórica, as professoras vêm por muito tempo estudando alguns estudiosos, como por exemplo, Montessori com a teoria de a criança construir o seu fazer pedagógico, bem como, a educação socioemocional através de Augusto Cury em sua pesquisa escola da inteligência, e ainda, Goleman com inteligência emocional.

Ela também ressaltou que esse projeto a escola terá muitos benefícios porque a partir desta proposta foi construída uma nova sala e ainda se pretende fixar a ideia de que a educação e a família precisam estar sempre juntas, tendo os pais junto com os filhos, independentemente de estarem na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou na universidade.
 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões