Seminário Microrregional da Pecuária Familiar está sendo realizado em Santo Antônio das Missões
10 de outubro de 2018 às 11:24
Seminário Microrregional da Pecuária Familiar está sendo realizado em Santo Antônio das Missões
(Foto: Jéssica Ourique)

Nesta quarta-feira, dia 10, no Parque de Exposições Lindolfo Jacques Ourique, em Santo Antônio das Missões está sendo realizado o Seminário Microrregional da Pecuária Familiar.

Na solenidade de abertura, o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural Ernesto Ivo de Lima falou da parceria das entidades pelo desenvolvimento rural e da importância de discussões sobre essa temática em apoio e incentivo aos pecuaristas para continuar na luta pela consolidação da pecuária familiar, da agricultura e sucessão rural, mas também, pela consolidação da Emater como entidade representadora do produtor rural.

O assistente técnico da Emater Regional de Santa Rosa Jorge Lunardi agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de debates, da troca de experiência, de respeito ao trabalho do pecuarista e a busca por melhorias técnicas e tecnológicas.

O prefeito municipal Puranci Barcelos dos Santos falou da importância de se dar destaque ao trabalho dos pecuaristas, da necessidade de reconhecimento das pessoas envolvidas, como por exemplo, da Emater, entidades parceiras e produtores rurais, que abraçam a causa de desenvolvimento do município. Comentou sobre ações da Associação da Pecuária Familiar e ressaltou que a pecuária é um segmento produtivo sustentável de incentivo a permanência do produtor no meio rural.

O evento acontece durante todo o dia. As atividade iniciaram com credenciamento e abertura oficial, depois a apresentação do histórico da pecuária local apresentado pelo engenheiro agrônomo Edson Backes.

Às 9h30, palestra Manejo de Campo Nativo: Como o solo e a vegetação interferem?, com os engenheiros agrônomos José Pedro Trindade e Leandro da Silva Volk da Embrapa Pecuária Sul de Bagé.

Às 11h30, relato do projeto PoloGen com o técnico em Agropecuária da Emater local Flávio Bonato e engenheira agrônoma Estefanía Damboriarema e depois será servido almoço.

No turno da tarde, às 13h30, painel sobre a importância da pecuária familiar como estratégia na reprodução econômica e social, ministrado pelo professo Vicente Celestino Pires Silveira da UFSM.

Às 14h30, apresentação do cenário da pecuária: pontos positivos e desafios com o engenheiro agrônomo Roblein Cistal Coelho Filho da Emater-Ascar e às 15h, encerramento.

 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões