Novembro Azul: Realizada palestra e 1º Torneio de Truco em Santo Antônio
Novembro Azul: Realizada palestra e 1º Torneio de Truco em Santo Antônio
Médico urologista Leonardo vieira foi o palestrante (Fotos: Alcides Machado)

Na noite da sexta-feira, dia 30, a Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões, realizou a palestra com o médico urologista Leonardo Vieira e o 1º Torneio de Truco Gaudério no salão de eventos Styllus. O evento foi aberto ao público.

Na palestra, Leonardo abordou a temática da saúde do homem, principalmente, câncer de próstata, os cuidados que os homens devem ter e levou a conhecimento de todos os assistentes a gravidade do descuido e da não prevenção do câncer.

Em entrevista ao Grupo Fronteira Missões, ele fala que há um bom número de procura por parte dos homens para consulta, e que esse número aos poucos vem aumentando, mas relata que ainda há um grande tabu por parte do exame toque retal, que a maioria optam pelo exame PSA.

Leonardo reforça que apesar de realizar o exame de sangue, é recomendado realizar o do toque, pois muitos tumores que tem evolução lenta não alteram o resultado no sangue, já no toque é possível verificar essa alteração que ocorre.

Ele ressalta que, homens que já tiveram algum histórico familiar com câncer de próstata devem procurar o médico e fazer consultas rotineiras a partir dos 40 anos, e os que não tiveram podem começarem aos 50 anos, mas sempre lembrando, que todo o homem que sentir alguns sintomas diferentes pode procurar o médico urologista, pois esse profissional não trabalha só no combate ao câncer de próstata, mas como todo o aparelho genital masculino.

 

Obs: Os resultados dos jogos do torneio de truco serão divulgados posteriormente.
 

 

Por Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões