Rio Grande do Sul tem seis entre 10 cidades com mais casos de Aids no país

Rio Grande lidera levantamento de casos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Por outro lado, mortalidade e detecção da doença diminuíram no estado, conforme dados do Ministério da Saúde. Por G1 RS e RBS TV

Rio Grande do Sul tem seis entre 10 cidades com mais casos de Aids no país
Dezembro Vermelho, com objetivo de promover a conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS (Foto: Reprodução Internet)

Entre as 10 cidades com mais de 100 mil habitantes com maior número de casos de Aids no Brasil, seis são gaúchas. O último boletim da doença, divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (27), aponta a cidade de Rio Grande, na Região Sul do RS, em primeiro lugar. Somente nesse ano, 281 casos foram notificados na cidade.

Dados da Vigilância Epidemiológica de Rio Grande mostram que a incidência da doença é maior em homens entre 20 e 49 anos. A Secretaria de Saúde atribui o índice ao fato de que a cidade é portuária, com grande circulação de pessoas.

"Houve um aumento na oferta de testes, tanto o teste rápido como o teste laboratorial, acredito que também possa ter influenciado essa questão pra elevação desses índices", avalia a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Aids/HIV, Cláudia Borges.

Desde junho, a cidade participa do programa do governo federal Profilaxia Pós Exposição ao HIV (Pep), que prevê medicamento em até 72 horas depois da exposição ao vírus e tratamento por 28 dias. Ainda esse ano, deve ser implementado também o programa Profilaxia Pré-Exposição (Prep), que é o uso de um remédio para quem não tem o vírus, mas é exposto a ele com muita facilidade.

O método mais eficiente, porém, é o uso da camisinha. Em Rio Grande, o preservativo foi disponibilizado em diversos pontos da cidade.

Coordenadora da ONG Mãos Unidas pela Vida, Margarete Silva Melo convive com a doença desde que tinha 20 anos. A partir daí, o tratamento passou a fazer parte da rotina. Ela casou, adotou um filho, e compartilha seus conhecimentos e experiências com outras pessoas que também passam por essa situação, e alerta para a importância da prevenção.

"O HIV não acontece só no dia primeiro de dezembro. Ele é todos os dias, a cada minuto uma pessoa se contamina", afirma.

Casos de Aids nas cidades com mais de 100 mil habitantes

Cidades Casos (a cada 100 mil habitantes)


Rio Grande (RS) 7,135
Porto Alegre (RS) 6,777
Novo Hamburgo (RS) 6,624
Belém (PA) 6,455
Alvorada (RS) 6,439
Itajái (SC) 6,314
Uruguaiana (RS) 6,255
Camaragibe (PE) 6,236
Canoas (RS) 6,218
Paço do Lumiar (MG) 6,171


Fonte: Ministério da Saúde

Mortalidade diminui no RS
O boletim do Ministério da Saúde revelou também um dado positivo. A mortalidade por AIDS no RS diminuiu entre 2014 e 2017. De 10,6 óbitos por 100 mil habitantes, o índice caiu para 9 óbitos por 100 mil habitantes, redução de 15%.

Os números da detecção, ou seja, da descoberta de novos casos, também caiu no mesmo período. Eram 39,5 casos a cada 100 mil habitantes e foi para 29,4 a cada 100 mil habitantes, redução de 25,5%, conforme os dados. 

Fonte: G1 - RS