Março será marcado por extensa programação alusiva à Mulher na região de Santa Rosa
09 de fevereiro de 2019 às 08:28
Março será marcado por extensa programação alusiva à Mulher na região de Santa Rosa
(Foto: Divulgação | Emater/RS-Ascar)

Para além das homenagens às mulheres, a programação prevista para o mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher prevê a abordagem de diversos temas que vão desde a inclusão social e produtiva, promoção da saúde até o combate à violência. Na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar está envolvida com a organização de mais de 40 eventos.  

 
Primeira Quinzena de Março com programação diversificada
Nova Candelária sedia no dia 1º/03 o 22º Encontro Municipal das Mulheres, no pavilhão da Schweinfest, às 19h30. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Nova Candelária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Jaeli Móveis, Cresol, Rex Embalagens e Chá Prenda.
 
O Encontro de Mulheres de Três de Maio também será no dia 1º/03. O evento, promovido pelo Conselho Municipal da Mulher em parceria com a Prefeitura, Comdim e Emater/RS-Ascar, ocorrerá na localidade de Caúna, às 9h.
 
Ainda nesta data, Tuparendi sedia o show de talentos e coquetel alusivos à Semana da Mulher. Quem for até o Clube União, às 14h, acompanha a programação que dará ênfase ao empoderamento da mulher, promoção da saúde e qualidade de vida. O evento conta com o envolvimento da ACI, Associação Municipal dos Clubes de Mães, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi, Coopermil, Emater/RS-Ascar, Lions, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Ação Social. A programação alusiva ao Dia da Mulher em Tuparendi seguirá no dia 08/03, com a realização da 11ª edição do evento “De Mulher para Mulher”, às 20h, no Clube União.
 
O Encontro de Mulheres de Ubiretama também será no primeiro dia de março, a partir das 8h, no salão da comunidade evangélica da Linha 23 de Julho. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura (STR).
 
A programação na região segue em 03/03 com a realização do 20º Encontro Municipal de Clubes de Mães em São Paulo das Missões. Neste ano o evento acontece em Dona Helena Sul, a partir 9h, promovido pela Emater/RS-Ascar e Clube de Mães Estrela da Manhã, com apoio do STR, Movimento das Trabalhadoras Rurais (MTR), Administração Municipal, Secretaria da Saúde e Assistência Social.
 
No Dia Internacional da Mulher (08/03), os encontros ocorrem em pelo menos seis municípios. Em Alecrim, o Encontro das Trabalhadoras Rurais começa às 10h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento é uma promoção conjunta do STR, Emater/RS-Ascar e Prefeitura.
 
Em Dezesseis de Novembro, o encontro será no CTG Rancho da Amizade, às 9h30. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e da Emater/RS-Ascar, com o envolvimento do STR, Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopaden), Câmara de Vereadores e Coopatrigo.
 
A 17ª edição do Chá com Aroma de Mulher, em Horizontina será no centro de convivência, às 19h30. O evento está sendo organizado pela Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), contando com a parceria da Emater/RS-Ascar, Fahor, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e entidades do comércio.
 
Ainda no Dia Internacional da Mulher, o centro de convivência de Mato Queimado sedia o Encontro de Mulheres, promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar, Cras, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de
Educação.
 
O Encontro Rosa Mulher de Novo Machado será na Igreja Evangélica de Cristo, às 9h30. O evento é promovido pela Prefeitura, com envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, e Emater/RS-Ascar.
 
O Encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher de Giruá ocorre no dia 08/03, no Parque de Exposições Olmiro Callai. A programação inserida na Expogiruá começa às 14h. O evento está sendo organizado pela Emater/RS-Ascar, STR, Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Promoção Humana e Secretaria Municipal de Educação, e Comissão Organizadora da Expogiruá.
 
A programação do dia 08/03 segue com a Noite da Mulher, em São José do Inhacorá, com palestra motivacional no salão paroquial, às 20h. O encontro está sendo organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura.
Já no sábado (09/03), acontece o Encontro em Boa Vista do Buricá com o tema inteligência emocional, na sede do Clube Aliança, às 14h. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, conta com o apoio do STR e da Casa da Amizade.
 
Neste mesmo dia, o município de Independência sedia o 22º Encontro Municipal da Mulher, promovido pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sicredi e STR. A anfitriã será a comunidade de Esquina Budel, que recebe os participantes às 9h30.
 
O Encontro municipal de Mulheres de Porto Lucena será também no sábado (09/03), no salão paroquial da Igreja Católica Nossa Senhora dos Navegantes. O evento organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura e as Secretarias de Assistência Social e Saúde começa às 10h.
 
Ainda no dia 09/03, em Porto Xavier, o Encontro Municipal de Mulheres será promovido pelo Cras em parceria com a Emater/RS-Ascar. A programação será realizada no CTG Corredor Missioneiro, a partir das 9h30. Também no sábado (09/03), acontece o Encontro das Trabalhadoras Rurais de Garruchos. O evento será no salão comunitário de São José Velho, às 9h30. A programação é promovida pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, com o envolvimento do STR, Sicredi e Sindicato Rural.
 
O Encontro de Mulheres de Entre-Ijuís, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, será no dia 10/03. No dia 12/03, em Porto Vera Cruz, em torno de 270 pessoas são esperadas às 14h no Pavilhão de Eventos do município.  A programação contempla palestra, dinâmica e reflexões, a partir do tema “Cantando e contando histórias de mulheres”.  O evento conta com o envolvimento da Administração Municipal, através das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, Emater/RS-Ascar e grupos de mulheres do município.
 
Ainda no dia 12/03, direitos das mulheres e empoderamento feminino serão pauta no Encontro Municipal de Mulheres de Tucunduva. O Encontro será no salão paroquial católico, às 19h, em uma promoção da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, com apoio da comunidade católica.
 
A valorização da mulher, com foco na autoestima será tema de palestra em Bossoroca, no dia 13/03, no salão da comunidade da Esquina Piratini. O evento organizado pela Emater/RS-Ascar começa às 14h.
 
O tradicional Chá das Mulheres de Santo Ângelo acontece no dia 13/03, no Distrito União da Comunidade São Pedro, a partir 14h. O Chá é promovido pela Emater/RS-Ascar e Clubes de Mães em parceria com Administração Municipal e Associação dos Clubes de Mães de Santo Ângelo (Aclumasa).
 
Atividades seguem até o final de março
As atrações seguem na segunda quinzena de março. No dia 16/03 acontece o 18º Encontro da Mulher Alegriense, com o tema Reviravoltas de um Coração, promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar, às 10h, CTG Querência Alegriense.
 
O Encontro de Trabalhadoras Rurais em Porto Mauá, também será no dia 16/03, no Pavilhão Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 10h. O evento é uma promoção do STR e da Prefeitura, com apoio Emater/RS-Ascar.
 
O Encontro dos Clubes de Mães e Famílias de Salvador das Missões acontece no dia 16/03, das 9h às 16h, na Comunidade da Saraiva. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio do Cras.
 
O Encontro Municipal da Mulher de Santa Rosa será no domingo (17/03) oportunidade em que serão abordados os temas sucessão familiar e violência doméstica velada. O evento será na Comunidade São José do Km Três, às 9h. O evento é uma promoção Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura, Coopermil, Cotriorosa, Comunidade São José, Clube de Mães Amor e Paz, Zuk, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Clubes de Mães e imprensa local.
 
O Encontro de Trabalhadoras Rurais de São Luiz Gonzaga também acontece no dia 17/03, destacando a responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar e STR, com apoio da Prefeitura, será na sede da comunidade de Pontão Santa Maria, a partir das 10h.
 
No dia 30/03 haverá palestra em Bossoroca, com o tema saúde da mulher e autoestima. A atividade organizada pela Emater/RS-Ascar com parceira Secretaria Municipal da Saúde será na Sede da Associação do Rincão Santa Maria, às 14h.
Municípios como Roque Gonzales, Sete de Setembro e São Nicolau devem divulgar a programação dos Encontros de mulheres a serem realizados nos próximos dias.
 
Atividades durante o ano
Ao longo do ano serão realizadas outras atividades alusivas ao tema também em outros municípios.
 
No dia 26/04, o 18º Encontro Municipal de Mulheres será realizado em Senador Salgado Filho.  O evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar, Cras e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio das Secretarias de Educação e de Saúde.
 
Campina das Missões promoverá a programação alusiva ao Dia Estadual da Mulher, em 03/08, organizada pelo STR em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Administração Municipal.
Em setembro acontece o Encontro Municipal da Mulher, em Cerro Largo, no Parque Municipal de Exposições. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Cras e STR, contando com o apoio da Prefeitura e ACI.
 
O 6º Encontro dos Núcleos do Lar de Cândido Godói será no mês de novembro, no salão da comunidade de Linha Doze. O evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar, Associação Municipal de Mulheres Rurais (Ammur), Cras e Secretaria Municipal da Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Cândido Godói.
 
Atividades do Outubro Rosa serão realizadas em Eugênio de Castro, como Chá Rosa do Bem, no mês de outubro, promovidas pela Emater/RS-Ascar em parceria com Secretaria Municipal da Saúde e Clubes de Mães.
 
Em Santo Cristo, um encontro de clubes do lar será organizado para o mês de novembro.
 
Eles por Elas
As ações alusivas às mulheres também serão realizadas em todo o Estado e são reforçadas com a adesão da Emater/RS-Ascar ao movimento mundial Eles Por Elas, ou He for She, iniciativa da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O Movimento é um esforço global criado em 2014 para difundir a conscientização e promover a responsabilidade de homens e meninos para a eliminação de todas as formas de discriminação e da violência contra as mulheres e meninas.
 

Por Deise A. Froelich

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa